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Ônibus Urbano


Ao produzir chassis para ônibus urbanos, a Mercedes-Benz tem o compromisso de assegurar máxima rentabilidade para o frotista, com total segurança e muito conforto para o passageiro. Para isso, a empresa trabalha dentro de exigentes padrões de qualidade e utiliza modernas tecnologias. O resultado são veículos econômicos, capazes de resistir às mais duras condições impostas pelo tráfego intenso das grandes cidades.

Para atender à norma Proconve P-7, toda a linha de ônibus da Mercedes-Benz conta com a exclusiva tecnologia BlueTec 5, que além de reduzir os níveis de emissão de poluentes, oferecem maior durabilidade do motor e rentabilidade na operação. Oferecemos chassis para as mais variadas condições de pavimento, topografia e tráfego das cidades, com motores dianteiros e traseiros, suspensão metálica ou totalmente pneumática, configurações 4x2 ou articulados 6x2 ou 8x2, com diversas possibilidades de comprimento de carrocerias e quantidades de portas de embarque e desembarque, atendendo ao transporte urbano de passageiros para linhas distribuidoras, alimentadoras, troncais e sistemas BRT, além do segmento escolar.

Sobre o Ônibus Urbano


Motores Eletrônicos Mercedes-Benz
Todos os modelos deste segmento são equipados com motores eletrônicos, que receberam a tecnologia BlueTec 5, que garante mais economia, eficiência e durabilidade ao motor. Com dezessete anos de experiência no mercado brasileiro, o motor eletrônico Mercedes-Benz tem comprovado sistematicamente sua eficiência, qualidade e confiabilidade. O controle da injeção de combustível baseia-se em um monitoramento inteligente, que propicia melhor combustão, resultando em maior potência, maior torque, menor consumo de combustível, emissões mais limpas e maior durabilidade. Além disso, essa motorização atende à legislação de emissões Proconve P-7, equivalente à norma EURO V.
Conforto e tranquilidade para os motoristas
Os chassis Urbanos Mercedes-Benz vêm equipados com pedal do acelerador eletrônico. Neste caso, o pedal transforma movimento em impulsos elétricos. Este sistema propicia um acionamento mais suave, facilitando o trabalho dos motoristas.

O condutor conta também com muita comodidade nas manobras, graças ao sistema de direção hidráulica de última geração que reduz esforços ao volante. Além disso, os chassis O 500 UA e MA têm o menor círculo de viragem do mercado (22 metros), o que também facilita sensivelmente a dirigibilidade. Estes fatores são muito importantes num veículo longo como o articulado, principalmente nas manobras dentro da garagem.

Na nossa linha de veículos urbanos oferecemos alternativas de veículos com suspensão metálica e pneumática.

Graças à suspensão pneumática integral, o veículo fica constantemente nivelado em relação ao solo, garantindo excelentes níveis de conforto e estabilidade. Além disso, há uma menor transferência de solavancos para a estrutura do chassi, o que resulta em maior vida útil do veículo.

Os chassis O 500 M* e O 500 U/UA oferecem o sistema eletro-pneumático ECAS, de controle da suspensão. Entre as funções do sistema destacam-se a elevação da carroceria, para vencer obstáculos e desníveis acentuados; o sistema de inclinação lateral (kneeling), que permite baixar lateralmente o veículo para facilitar a entrada e saída dos passageiros.

Está disponível uma coluna de direção regulável* para os modelos O 500, que permite ajuste de altura e de inclinação do volante. Isso possibilita adequação da posição do volante à estatura do motorista, conferindo melhor condução, com menos stress e maior segurança.
*Opcional
O conjunto de válvulas pneumáticas dos modelos urbanos fica concentrado em uma central APU, ocupando menos espaço. O secador de ar elimina umidade do sistema de freios, assegurando melhor funcionamento do mesmo.

Como opcional, o chassi pode ser equipado com a válvula Concept que ajuda a eliminar o óleo do sistema pneumático.

Top Brake
Os modelos Urbanos Mercedes-Benz são equipados com o freio motor auxiliar Top Brake conjugado com o sistema de freio motor convencional. Este sistema de freio proporciona muitas vantagens, como maior potência de frenagem, maior velocidade em declives, maior segurança, menos troca de marchas, menor custo de manutenção, ganho de vida útil dos componentes dos freios e dos pneus e economia de combustível.

Retardador de Frenagem
Todos os modelos podem ser equipados com o retardador de frenagem*, item de segurança que proporciona também redução nos custos operacionais graças ao menor desgaste do sistema de freios e de pneus. Ele pode ser integrado à caixa automática ou à um item separado.

ABS
O sistema antibloqueio de freios (ABS) oferece maior segurança, pois o veículo se mantém estável e em condições de dirigibilidade em situações críticas. Em casos de freadas bruscas, mesmo sobre superfícies lisas como em ruas de paralelepípedos, o sistema ABS evita que o veículo derrape. Toda a linha de ônibus Mercedes-Benz é equipada com Freios ABS.

Freio a Disco
Os chassis O 500 U e UA vem equipados com freios a disco de série, proporcionando maior segurança graças à maior eficiência de frenagem e maior resistência térmica. A prolongada vida útil das pastilhas de freio e a facilidade de troca dos componentes, garantem uma redução dos custos de manutenção.

Articulação Mecânica
Os chassis Mercedes-Benz O 500 UA e O 500 MA são equipados com o mais novo sistema de articulação mecânica da marca Hübner, mesmo componente, aliás, utilizado há anos, com eficiência e confiabilidade, em ônibus da marca produzidos na Alemanha. Este sistema de articulação, que mantém o veículo estável em curvas e retas, não utiliza eletrônica embarcada e conta com um sistema de proteção angular que evita o efeito "L", aumentando ainda mais a segurança dos passageiros.

Motor na traseira garante maior estabilidade e segurança
Os novos chassis Mercedes-Benz O 500 para ônibus articulados contam com motor na traseira. Este conceito traz grandes vantagens para a segurança do veículo, para os passageiros e o motorista e também para as equipes de oficina. O motor traseiro "empurra" o veículo, o que garante melhor estabilidade e rápido retorno à situação de dirigibilidade, oferecendo mais conforto para o motorista, maior segurança e menor desgaste de pneus.
* Opcional
Resistência e Durabilidade
Assim como o motor, os demais agregados dos chassis Urbanos (eixos e câmbios) são reconhecidos pela resistência, durabilidade, confiabilidade, qualidade, facilidade de manutenção e de reposição de peças.

Concepção do chassi
Um importante diferencial dos chassis de ônibus é sua modularidade. Entre as vantagens deste conceito destaca-se a robustez, a durabilidade e uma maior intercambiabilidade de peças e componentes entre modelos similares, o que facilita a manutenção e reduz o volume de peças de reposição nos frotistas que possuem veículos da mesma série.

Os chassis possuem pontos para a amarração da carroceria, permitindo atender a uma ampla gama de aplicações para sistemas de transporte das várias cidades do Brasil.

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